FUNDADOR UNIPAZ

O pensamento e a ação de Pierre Weil com relação a educação para a paz foi uma marco para todos os que buscam uma educação consciente. Nascido em 16 de abril de 1924, em Strasbourg, teve contato, desde a sua infância, com conflitos religiosos em sua família, constituída de três religiões, como também conflitos e guerras entre a França e Alemanha. Esses conflitos contribuíram para que Pierre Weil se tornasse um amante da Paz. Em sua autobiografia, publicada no Brasil sob o título de “A Revolução Silenciosa”, ele nos conta como progressivamente se dedicou à Paz e, mais especificamente, à educação para a Paz. Aos oito anos de idade ele se diverte com primos, ao criar a associação católica dos judeus protestantes. Aos quatorze anos escreve no seu diário: “Minha pátria é principalmente a Terra”. Com a mesma idade, em plena guerra mundial, ele propõe a ideia de eliminar as fronteiras, de criar a Europa com uma moeda única…

Sua consciência de jovem francês, leva-o, aos 17 a sua participação como enfermeiro na Cruz Vermelha. Ele descobre, assim, sua natureza da não violenta, antes mesmo de ter tido contato com Ghandi. Certo dia, enquanto os seus companheiros preparavam-se para explodir uma ponte ferroviária, ao passear sobre os trilhos, ele se imagina como organizador de uma escola futura, dotada de todos os métodos modernos de educação, a serviço da Paz. A partir dessa época, pode-se afirmar que o destino, para não dizer a missão de Pierre Weil, fica delineada de uma forma clara e precisa.

O professor Pierre Weil, psicólogo, educador e escritor, autor de mais de 40 livros, mentor e Reitor da UNIPAZ desde a sua fundação, fez sua passagem em outubro de 2008.

Informe-se mais sobre Pierre Weil, inclusive com os títulos e editoras dos seus livros, em: obras.pierreweil

O QUE É UNIPAZ
Por Roberto Crema, Reitor da UNIPAZ – Universidade Internacional da Paz

PIERRE CORRIGIDO