UM POUCO DE HISTÓRIA

Nos idos de 1970, foi fundada em Paris a primeira Universidade Holística, por iniciativa de Monique Thoenig. Esta Universidade teve um importante papel na introdução da Psicologia Transpessoal e da Visão Holística na França e na Europa. Monique Thoenig introduziu no cenário europeu grandes pioneiros como Rupert Sheldrake, Beverly Silverman, N. Bammate, Stanislav Grof e Stanley Krippner, estabelecendo contatos e pontes entre estes e outros importantes pensadores franceses, como Jean-Emile Charon, Michel Random, Basarab Nicolescu, Stephan Lupasco e muitos outros. Em 1985, cansada por este esforço gigantesco, Monique procurou a Unipaz, exausta, querendo acabar esta importante tarefa e pedindo-nos ajuda. Travando conhecimento com ela, aceitamos o desafio e sugerimos também a colaboração de Jean-Yves Leloup. A tarefa seguinte foi desenhar as linhas gerais de uma Formação Holística de Base. Embora a Universidade Holística Internacional tivesse realizado um simpósio sobre o tema da “Aliança”, ela não se desenvolveu em Paris, mas tomou corpo em Brasília, quando o então governador, José Aparecido de Oliveira, em 1987, nos convidou para integrar uma comissão do Governo do Distrito Federal e, posteriormente, para assumir a responsabilidade de presidir e estruturar a Fundação Cidade da Paz (título dado a Brasília pelo Conselho Mundial da Paz de Helsinque) como mantenedora da Universidade Holística Internacional de Brasília.

110919155954_pierre_weil

PIERRE WEIL – FUNDADOR DA UNIPAZ

FUNDADOR UNIPAZ

Para sua instalação, o governo concedeu, em contrato de uso do solo, a Granja do Ipê, sítio de grande beleza inserido no cerrado, com cachoeira, flora e fauna nativas. Um lugar histórico de Brasília, ex-casa civil da Presidência da República. A partir de 1994, a Unipaz estendeu suas atividades para diversos estados e países, formando uma rede, através de seus Campi e Núcleos.

Na Granja do Ipê, em 14 de abril de 1989, sob o impulso de Roberto Crema, estruturou-se a Formação Holística de Base e iniciou-se a primeira turma com mais de cento e cinquenta candidatos. A Formação Holística de Base e a Abordagem Transdisciplinar estão se mostrando, através destes anos de fecunda atuação, poderosos métodos de transformação e despertar de uma nova consciência. Maior compreensão de si mesmo, dos outros e sobretudo do significado desta nossa existência; maior tolerância, paciência e amor; são, sem dúvida, os frutos colhidos pelos participantes.

O QUE É UNIPAZ
Por Roberto Crema, Reitor da UNIPAZ – Universidade Internacional da Paz