A exposição é um desdobramento do evento de extensão “Diálogo” idealizado por discentes e pela docente responsável pela disciplina Literatura e Transdisciplinaridade do Curso de Letras, Anna Beatriz Paula, e o artista Escriba Celestial referência na área.
A partir da realidade experimentada pela turma que era composta de discentes do curso de Letras, e de nacionalidades e idades diferentes que cursaram a disciplina na modalidade isolada. Diante da pergunta sobre o que permitia a superação das diferenças culturais, a turma definiu que o diálogo é o que possibilita as relações interculturais, enriquecendo o encontro das pessoas. O foco do evento era a troca de arte postal entre artistas de vários países – Japão, Canadá, Alasca, Austrália, EUA, entre muitos outros.
A edição da mostra no MusA, por estar ocupando um espaço de um museu dentro da universidade, possibilita a ampliação do diálogo para outros níveis, abordagens e temáticas, sendo assim a exposição que acontece em novembro faz parte do calendário de atividades da UFPR para o mês da Consciência Negra.
A chamada de Envio de Arte Postal compõe as ações do Museu de Arte da UFPR com o objetivo de pensar o diálogo como uma ferramenta de acolhimento e representação da diversidade cultural, principalmente a cultura afro-brasileira.
(texto de Rodrigo Choinski, em https://ufpr.br/ “MusA seleciona peças para exposição de Arte Postal”)
A Mostra de Arte Postal aconteceu entre 09 e 21 de novembro de 2023 em Curitiba,
no Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná UFPR – MUSA
Curadoria: Anna Beatriz Paula, Escriba Celestial e Lidiane Nascimento Apoio: Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ
Sobre a Arte Postal
A arte postal surge nos anos 60 da troca de correspondências entre artistas plásticos.
Irreverência, criatividade, crítica e ironia caracterizaram essas produções desde esse início. Invertendo a noção de público e privado, os envelopes são, por vezes, a obra em si, dispensando conteúdo. E diversas técnicas podem ser usadas, com destaque para as colagens.
No Brasil, a Arte Postal foi o veículo utilizado por artistas que resistiam à censura do Regime Militar.
Aproximar-se da arte conceitual foi uma das estratégias para driblar o contexto repressivo daquele momento histórico. Dentre os principais nomes da Arte Postal brasileira, pode-se citar o pernambucano Paulo Bruscky que, junto com Daniel Santiago e Ypiranga Filho, organizou a 1ª. Exposição Internacional de Arte Postal. Isso foi em 1975 e o evento terminou sendo fechado pela Censura.